Código de ética

No image set

A PORTALÁMPARAS Y ACCESORIOS SOLERA S.A., empresa localizada no Polígono Industrial Fuente del Jarro, C/. Villa de Madrid n.º 53-55, em Paterna (Valência), onde estão localizados os escritórios centrais e a produção, e em Cañete (Cuenca), com várias naves de produção, dedicada ao fabrico de material elétrico de baixa tensão, define a sua Carta Ética da seguinte forma:


(A seguir, PORTALAMPARARAS Y ACCESORIOS SOLERA será referida como Solera).


A Solera, cuja missão é o fornecimento de material elétrico de baixa tensão para os mercados nacional e internacional, obtendo a rentabilidade necessária para crescer de forma sustentável, focada em superar as expectativas dos nossos clientes, dos fornecedores, da administração, dos colaboradores, da sociedade e do ambiente, emite este Código com o compromisso de aplicar e demonstrar o cumprimento das normas definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que derivam da Declaração Universal dos Direitos Humanos, das Nações Unidas, e da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, nomeadamente o seu compromisso na luta contra o trabalho infantil, a escravatura e o trabalho forçado.


Além disso, este Código fará parte do contrato com os fornecedores da Solera, de modo a obter o seu compromisso no cumprimento das normas indicadas no parágrafo anterior. O incumprimento destas normas poderá ser motivo para medidas corretivas ou de interrupção das relações contratuais, consoante a gravidade das infrações aos princípios anteriormente referidos.


Os fornecedores da Solera devem comprometer-se a cumprir, respeitar, fazer cumprir e fazer respeitar junto dos seus fornecedores, subcontratados e colaboradores em geral os princípios e comportamentos fundamentais descritos a seguir. O cumprimento destes princípios e comportamentos não dispensa o fornecedor do cumprimento de legislação nacional ou internacional que seja mais exigente do que os princípios mencionados acima.


A Solera poderá auditar as instalações do fornecedor em qualquer altura e solicitar qualquer documento que possa ser útil para verificar o cumprimento dos princípios e comportamentos descritos a seguir, dando origem a um relatório com o resultado da avaliação que servirá para tomar decisões relativamente às ações corretivas a implementar, se necessário, para a continuidade das relações comerciais entre ambas as partes.


Tendo em conta as normas definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), as derivadas da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, a Solera estabelece os seguintes PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:

  • TRABALHO INFANTIL. Com as exceções permitidas pela OIT, o trabalho infantil é totalmente proibido.
  • ABOLIÇÃO DO TRABALHO FORÇADO. É proibido o recurso à escravatura ou ao trabalho forçado sob todas as suas formas, incluindo, em particular, qualquer trabalho exigido a uma pessoa sob ameaça de sanção ou sem remuneração.
  • LIBERDADE SINDICAL Respeito por qualquer forma de representação e expressão dos trabalhadores autorizada pela legislação em vigor.
  • SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO É proibido qualquer comportamento que ameace a saúde física e/ou moral dos trabalhadores.
  • REMUNERAÇÃO E HORÁRIO DE TRABALHO. Respeito pelos regulamentos em vigor, especialmente relativamente à remuneração, duração e condições de trabalho.
  • ASSÉDIO OU ABUSO. É proibida qualquer forma de assédio, especialmente de tipo sexual ou psicológico.
  • AMBIENTE A Solera respeita e cumpre a legislação sobre o assunto e recorda o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, incluindo-o na sua MISSÃO. Além disso, incentiva os seus fornecedores a cumprirem a dita legislação, reciclando, reduzindo ou eliminando os componentes prejudiciais para o ambiente.
  • DISCRIMINAÇÃO. É proibida qualquer forma de discriminação racial, étnica, religiosa, política e/ou sexual.
    Além disso, a SOLERA compromete-se a levar a cabo e a garantir que os seus fornecedores respeitam o compromisso com a sociedade ao definir os seus COMPORTAMENTOS FUNDAMENTAIS:
  • SEGURANÇA DOS CONSUMIDORES: Na Solera, a segurança dos consumidores é uma das prioridades ao conceber, fabricar e comercializar um produto, tendo em conta toda a legislação aplicável, incluindo diretivas, regulamentos, normas técnicas e boas práticas conhecidas, realizando uma análise dos eventuais riscos que o produto possa ter durante a respetiva utilização.
  • PROPRIEDADE INTELECTUAL: Na Solera, o respeito pelos direitos de propriedade intelectual é fundamental e garantimos que os produtos que colocamos no mercado não violam os direitos de terceiros, assegurando que em caso algum violam patentes, modelos, desenhos, marcas registadas ou outros direitos de propriedade existentes ou a aguardar registo. Tal é igualmente exigido aos nossos fornecedores.
  • LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO: A Solera compromete-se a garantir que os seus trabalhadores e colaboradores não estabelecem relações contratuais com os seus clientes em benefício próprio direto ou indireto (recompensas ou vantagens em espécie ou financeiras).

Em Paterna, Valência, a 14 de fevereiro de 2017

Contacto

aenor

Escritórios e Fábrica Valência

  • Polígono industrial Fuente del Jarro
  • C/ Villa de Madrid, 53
  • 46988 Paterna (Valencia) España

Fábrica Cañete

  • Carretera de Teruel, 32
  • 16300 Cañete (cuenca) España

Subscrever a newsletter